UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

CONSELHO PLENO
CARTA PROGRAMA

TITULAR – Péricles Rezende Barros – DEE
SUPLENTE – Francisco Vilar Brasileiro – DSC

Comunicamos ao CORPO DOCENTE do CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA a nossa candidatura ao CONSELHO PLENO da UFCG.

MOTIVAÇÃO

Embora os princípios e finalidades da UFCG estejam claramente definidos nos Capítulos II e III, respectivamente, do seu Estatuto, a história recente de nossa Universidade tem apontado para uma atuação dos representantes dos Conselhos da Universidade não necessariamente alinhada a esses princípios e finalidades. Muitas vezes essa atuação se dá na forma de apoio a decisões tomadas a partir de parâmetros político-partidário, sindical ou em defesa de interesses de grupos de poder dentro da Universidade, ao invés de motivação acadêmica, e em detrimento aos princípios e finalidades explicitados no Estatuto da UFCG. Em particular, tem-se observado uma modificação do perfil acadêmico da UFCG, da ênfase em pesquisa e desenvolvimento para apenas a formação de professores, o que fere o princípio da “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (inciso I do Art. 10º do Estatuto da UFCG), bem como pelo menos quatro incisos do Art. 11º do mesmo Estatuto (incisos V, VI, VII e IX), que define as finalidades da UFCG. Além de ir de encontro ao estabelecido no Estatuto da UFCG, entendemos que este novo perfil representará um retrocesso para a Universidade no contexto regional e nacional. Além da falta de sintonia com os objetivos institucionais, nota-se também uma que a atuação dos representantes do corpo docente nos Conselhos da Universidade também não se coaduna com os anseios da classe. O exemplo mais típico desse tipo de atuação é a insistência do uso da paridade como modelo para a escolha dos dirigentes universitários.

PROPOSTAS

Diante dos problemas citados, colocamos nossos nomes e propostas para apreciação do CEEI, para atuarmos como representantes do corpo docente desse Centro no Colegiado Pleno da UFCG. A nossa proposta de trabalho, respaldada pela nossa atuação recente, é:

  1. Representar efetivamente o corpo docente do CEEI, de forma independente dos interesses de grupos de poder dentro da UFCG, de organização sindical ou político-partidária, defendendo o interesse dos professores, dentro das atribuições previstas pelo Estatuto e Regimento da UFCG;
  2. Lutar para que as decisões maiores do Conselho Pleno sejam no sentido de reforçar o caráter de Pesquisa e Desenvolvimento da UFCG, que entendemos representam os interesses defendidos pela maioria dos docentes do CEEI;
  3. Institucionalizar um mecanismo de comunicação entre os docentes e seus representantes de modo a haver uma atualização contínua das informações do que ocorre no Conselho Pleno e para que nossas posições nas reuniões representem o interesse da maioria dos docentes do CEEI.

Desde já, agradecemos a aqueles que nos apoiarem nessa ação.

Campina Grande, 24 de abril de 2006

Péricles Rezende Barros
Francisco Vilar Brasileiro