Turma de Sistemas Distribuídos do período 2006.1

Avaliação

A avaliação será feita através de listas de exercícios (25%), apresentações de seminários (25%) e um projeto (50%). As notas dessas atividades serão divulgadas nessa página.

Lista de discussão

Temas para Seminários

  • Gnutella (a ser apresntado por Flávio)
    • Bem como não existe UM artigo que define o estado atual do protocolo gnutella (ou da rede) abaixo vão alguns links com informações sobre o assunto.
      • Sobre o protocolo
        • Especificação do protocolo do Gnutella 0.4 ( http://www9.limewire.com/developer/gnutella_protocol_0.4.pdf ) - Com base neste vou explicar o protocolo base de descoberta e roteamento do gnutella. Acho que todos deveriam ler este.
        • Gnutella Developers Forum ( www.the-gdf.org ou http://rfc-gnutella.sourceforge.net/) - Estes contém o “status atual” do protocolo do gnutella. A versão 0.4 acima é antiga. Como gnutella é algo muito aberto, aparentemente qualquer cliente pode implementar novos tipos de mensagens e usar na rede (clientes que não entendem a mensagem ignoram), estes dois sites contém especificações que novos clientes devem seguir. Em outras palavras descrevem a versão atual do protocolo. Não precisa ler os dois sites inteiros. A parte de Ultrapeers e QRP são as mais interessantes e que prentendo falar mais sobre. Tentarei comentar sobre as outras mudanças do protocolo 0.4 (RFC de Ultrapeers http://rfc-gnutella.sourceforge.net/Proposals/Ultrapeer/Ultrapeers.htm)
        • GnuFU ( http://rfc-gnutella.sourceforge.net/) - O pequeno artigo Gnutella For Users (deveria ser Gnutella for Dummies), descreve as principais características do protocolo (boa parte da segunda fonte) em um texto simples, com poucos aspectos técnicos e muitas simplificações. A leitura deste não é muito importante mas da um resumão da coisa de uma maneira bem simples.
      • Sobre a rede
        • Estou vendo alguns artigos que analisam a rede gnutella. O paper do Ripeanu é bem interessante onde ele faz diversas análises sobre a rede gnutella, como esta se comporta e como usa a infra-estrutura da internet. Dos citados é o mais denso, mas recomendo a leitura. Inicialmente escolhi este para ser a base da apresentação, depois quando percebi que o protocolo do gnutella não era exatamente o apresentado decidi iniciar pelo estudo do protocolo. Pretendo pelo menos comentar este paper por isso recomendo a leitura, embora acho que apresentar o protocolo seja mais interessante.
          • Mapping the Gnutella Network: Macroscopic Properties of Large-Scale Peer-to-Peer Systems. (http://www.chinagrid.net/grid/paperppt/GlobusPaper/gnutella.computing.pdf). M Ripeanu, I Foster. Análise da rede gnutella feita ainda em cima do protocolo 0.4. Este artigo é o mais “pesado” de todos e contém bastante informações da rede feita em um estudo que durou alguns meses.
        • Os papers abaixo falam de estudos de free-riding no gnutella. Provavelmente vou comentar em alguns resultados como o fato de que a maioria dos participantes são free-riders, poucos nós respondem a maioria das buscas e o fato do gnutella atualmente fazer nada sobre isto.
        • Vários comentam sobre os problemas de escalabilidade no gnutella, o artigo abaixo parece ser o que mostra isso da maneira mais simples.
 
sdgrad/2006.1.txt · Modificado em: 11/04/2018 08:41
 
Recent changes RSS feed Creative Commons License Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki